Imagem capa - Como escolher uma boa empresa de formatura? por N.Romanelli
Formaturas

Como escolher uma boa empresa de formatura?

Para todos que estão terminando essa longa jornada, que resulta em um grande evento, é imprescindível a contratação de uma empresa que preste um serviço com excelência, qualidade e segurança; mas, para isso devemos saber quais são os requisitos técnicos para que saibam qual é a empresa certa que ficará responsável em transformar em realidade tudo aquilo que vocês imaginaram.

Então vamos conhecer os seguintes passos para identificar uma boa empresa de formatura:


1º Passo: Comissão

Como vocês já montaram a comissão de formatura, então esta na hora de reunirem-se e começarem a pesquisar algumas empresas, geralmente são elas que procuram por vocês; mas, devido a demanda ser grande, acaba acontecendo o contrário. Procure saber o histórico da empresa, se cumprem o que prometem, se são fáceis de contatar, se possuem endereço físico e acessível, se possuem processo judiciais, enfim, busquem informações que minimizem ao máximo possíveis problemas durante o período de planejamento, execução e pós formatura. Uma boa dica é falar com formandos que ja utilizaram os serviços dessa empresa e/ou comissões de formaturas de semestres anteriores ao seu que poderão passar informações.


2º Passo: Reunião

Encontraram a empresa? Então esta na hora de marcarem uma reunião com ela.

Sabe aquela expressão "a  primeira impressão é a que fica", pois é, chegou a hora mais importante para conhecerem a empresa, tirarem todas as dúvidas possíveis e lógico, se identificarem com a mesma. A identificação é de suma importância nesse primeiro contato, porque é nesse momento que vocês irão sentir, se a empresa em questão esta sabendo ouvi-los e se estão falando a mesma língua, e ainda, se a empresa transmite segurança naquilo que apresenta, pois existem muitas empresas oportunistas nesse mercado, e não é raro se ouvir histórias de empresas que sumiram com o dinheiro de turmas.


3º Passo: Análises

Analise desde o primeiro contato com o representante da empresa. Existe uma certa sabedoria nesse momento; as chamadas empresas apressadinhas, que só estão interessadas em fechar contratos, irão agir com pressão na comissão de formatura, prometendo inúmeras vantagens, que muitas vezes não se realizam, estabelecendo prazos apertados para fechamento de contrato e evitando que a turma veja outras empresas. 

Muitas comissões, em busca de respaldo para suas decisões acabam sugerindo uma reunião ou apresentação na turma com todos os alunos, o que não é errado, entretanto, o trabalho da comissão é justamente esse, analisar a proposta dada pelas empresas para filtrar aquelas que não estão sintonizadas com as necessidades da turma e só depois  repassar para a turma as melhores propostas, 


4º Passo: Proposta de Formatura

Deve-se prestar bastante  atenção na proposta que a empresa esta apresentando, ela deve ser clara e conter todos os produtos e serviços que um formando necessita, desde o primeiro evento de turma até o baile de gala. As propostas, no geral, serão muito parecidas entre as empresas. Serão pequenos detalhes os diferenciais de cada empresa, por esta razão  ela deve ser o mais detalhada possível, e são esses diferenciais que devem ser destacados para os demais colegas na hora da escolha. 


Como exemplo, aí estão as principais produtos e serviços que uma proposta deve ter. Num próximo artigo, irei detalhá-los melhor:

-Fotos e/ou arquivos digitais;

-Filmagem e telão;

-Quadros de mesa e/ou parede;

-Convites de formatura e cartões de acesso;

-Camiseta de turma para as fotos;

-Beca e canudo;

-Iluminação e sonorização;

-Gerador;

-Banda e/ou DJ para baile;

-Recepcionista, seguranças e cerimonialista;

-Decoração do baile discriminada;

-Locais para colação de grau e/ou baile.

-Cerimonial e roteiro do evento.


5º Passo: Escolha

Analisando todos os quesitos acima, vocês da comissão de formatura irão saber qual a empresa é a certa. Agora é o momento de apresentar normalmente as 2 melhores propostas a turma, enunciando os prós e contras de cada, informando qual sua preferida (pois é a comissão que irá tratar diretamente com ela) e deixando os alunos escolherem a empresa. 

Todas as empresas oferecem brindes, mas tomem cuidado com brindes em demasia, pois sabe-se que nenhuma delas é beneficente, e estes brindes tem um custo embutido no pacote.

Atenção: 

-Cuidado com empresas que oferecem “benefícios extras” para a comissão de formatura em troca do fechamento de contrato, essa prática já esta demonstrando na largada o mau caráter da empresa, pois uma empresa correta não precisa desse artificio para convencer uma turma da qualidade do seu serviço, e a comissão de formatura corre o risco de ser descoberta e ficar com a imagem maculada perante os colegas.


6º Passo: Contrato

O Contrato é o ponto crucial de qualquer negociação. A regra geral é: “se não esta no contrato, não pode ser exigido”’. É usual as empresas só entregarem o contrato final após a turma ja ter feito a escolha da empresa e a assinatura de um compromisso de fechamento. Sendo assim, leiam o contrato com muita atenção e verifiquem se tudo aquilo que foi oferecido, esta no contrato. Verifiquem também se o contrato informa os direitos e deveres de ambas as partes, e não somente protege a empresa. É importantíssimo que conste no contrato as informações referentes aos procedimentos para inadimplências, desistências e reprovações e custos extras possíveis de serem cobrados de cada formando. Existem empresas que dizem que fazem contrato individual, entretanto se algum formando desiste, reprova ou fica inadimplente, os demais formandos ficam solidários no pagamento desses valores. Isso se torna uma “bola de neve” pois o formando nunca realmente vai saber quanto custará seu pacote de formatura. Num contrato individual verdadeiro, um formando jamais vai poder ser cobrado por formando que desistiram, reprovaram ou ficaram inadimplentes.


Essas dicas foram desenvolvidas em mais de 22 anos de experiência, trabalhando no mercado de formaturas de Rio Grande e Região Sul, onde construímos um nome que inspira qualidade e segurança para sua formatura. Roma Eventos e Formaturas, tradição e confiança para o seu evento.